Pão com fermento de bolo: Pode usar? Dá certo a receita?

Está sem todos os ingredientes certos para a sua receita e quer saber se dá para fazer pão com fermento de bolo? Essa é uma situação que já aconteceu com várias pessoas e continuará acontecendo, então fique tranquilo. 

No artigo de hoje eu vou te explicar se é possível fazer essa substituição e o que isso pode causar na sua receita. Também vou te trazer outras informações que podem ser importantes. 

Fica comigo até o final do artigo e aproveita!

Afinal, pode fazer pão com fermento de bolo ou não?


Pão com fermento de bolo

Se na hora de fazer a sua receita você percebeu que só tem esse ingrediente, não se preocupe: Você pode usar fermento de bolo para fazer pão

Claro que isso vai causar limitações no resultado do processo, mas se não existir outra opção, a gente usa o que tem, concorda?

Diferenças que o seu pão terá ao ser feito com fermento de bolo


Ao usar fermento químico no lugar do biológico, o seu pão não terá o melhor dos resultados, então é bom se preparar para isso. 

O fermento utilizado para bolos foi formulado para que gás seja liberado rapidamente ao entrar em contato com o calor e com líquidos. Por conta disso, ele não proporciona os mesmos resultados que o fermento biológico dá ao pão, fermento esse que origina um crescimento lento e uniforme.

As diferenças ocorrem principalmente em dois pontos: 

Sabor

Uma das coisas que as pessoas não se dão conta é que o fermento biológico (usado para pães) também contribui para que o pãozinho tenha aquele sabor característico. Isso significa que ao usar o químico na sua receita, o pão não terá o mesmo sabor. 

Textura

A textura também ficará diferente. Ela será menos macia e elástica, mais parecida com a textura de um bolo.

3 dicas que vão ajudar o resultado do seu pão feito com fermento de bolo


Pode fazer pão com fermento de bolo

Se você realmente só tem o fermento químico por aí, terá que improvisar. Mesmo sabendo que não ficará a mesma coisa que usando o biológico, existem alguns truques que a gente pode fazer para ajustar a receita a esse ingrediente. 

Não vai dar a mesma textura e sabor, mas com certeza vai melhorar bastante o resultado. 

Veja: 

  • Tempo de descanso: Como o fermento químico age de forma rápida, você não vai precisar deixar a massa do pão descansando. Ele deve ir ao forno assim que a massa ficar pronta. 
  • Quantidade: Use uma quantidade menor de fermento. Para cada 500 g de farinha de trigo, use 1 colher de sopa.
  • Consistência: Na hora de preparar a massa lembre que ela vai precisar ficar mais espessa que o normal para sustentar o formato do pão, ok?

Outras opções para substituir o fermento biológico do pão


Agora se você quer improvisar e ter resultados melhores, existem outras alternativas para substituir o fermento biológico na sua receita de pão

  • Fermento natural ou Levain: É uma ótima opção de substituição, trará bons resultados, mas você tem que deixar o pão fermentar por mais tempo;
  • Bicarbonato de sódio com ingrediente ácido: Se você misturar uma colher de chá de bicarbonato com uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre, terá uma solução que vai ajudar a massa do pão a crescer;
  • Iogurte e bicarbonato: Aqui você vai misturar 1 colher de chá de bicarbonato com 1/2 xícara de chá de iogurte. Assim a cada 500 g de farinha, você vai adicionar essa mistura na receita;
  • Clara em neve: As claras em neve são poderosas! E elas podem ajudar no crescimento do pão, deixando ele super fofo.

3 melhores tipos de fermento para fazer pão


O fermento biológico é o melhor para fazer pão, só que existem 3 tipos diferentes dele que você encontra no mercado. 

Cada um tem suas características: 

Fermento biológico fresco

Deve ser mantido refrigerado e é mais indicado para massas que precisam de um crescimento longo e bem lento. A cada 30 g de fermento fresco, deve-se usar 10 g do seco.  

Fermento biológico seco

Ele é o mais prático de todos e tem um tempo muito maior de conservação. Ele pode ser usado diretamente na farinha, sem a necessidade de ser dissolvido em água.

Fermento natural ou Levain

Os pães feitos com ele são muito mais saborosos e crocantes, não tem o que se discutir. A questão é que ele exige tempo para o preparo, que é feito a partir da mistura da água com a farinha que fermenta de forma natural.

Leia também: Tem como fazer pão sem fermento?

Não deixe de fazer a sua receita


Agora você já sabe que dá para fazer pão com fermento de bolo, caso não tenha o fermento biológico por aí. Não é a melhor opção, mas pode servir como uma substituição de última hora. Lembre-se que existem outras alternativas que pode experimentar, hein?

Espero que as informações do meu texto tenham te ajudado de alguma forma. 

Muito obrigada pela sua companhia aqui hoje. 

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *