Você sabe como fazer para a coxinha não estourar? Essa é uma das maiores frustrações de quem quer fazer salgados para vender. Afinal, além de ter que recomeçar o processo, você ainda desperdiça os ingredientes.
Felizmente, existem algumas técnicas bastante simples para evitar que isso aconteça. Ao longo desse artigo, você verá uma receita tradicional de coxinha e aprenderá os macetes certos para evitar o desperdício e fritar os salgados com muito mais facilidade.
Antes de tudo, vamos ver como preparar a coxinha. Assim, ficará mais fácil entender o passo a passo de como fazer para a coxinha não estourar.
Receita de coxinha
Ingredientes:
- 800g de farinha de trigo;
- 75g de cebola;
- 4g de alho;
- 90g de manteiga;
- 500ml de leite;
- 900ml de caldo do frango;
- 250g de batata;
- 2g de salsa desidratada;
- 1g de noz-moscada;
- 15ml de óleo de soja.
Modo de preparo:
O primeiro passo é refogar a cebola e o alho na manteiga. Quanto eles estiverem dourados, acrescente o leite e o caldo de frango. O ideal é que você utilize o caldo natural, aquele que sobra quando você faz o cozimento do frango. Assim, a receita fica mais gostosa!
Aguarde até que os ingredientes fervam, mexendo ocasionalmente. Então, adicione a batata, a salsinha, a noz-moscada e o óleo. Misture bem até que a massa fique bem incorporada. Deixe esfriar. Em seguida, acrescente a farinha de trigo, mexendo bem.
Finalmente, sove bem a massa. Quando ela já estiver bem sovada, modele as coxinhas, acrescente o recheio e frite.
O que fazer se a massa da coxinha ficar muito mole?
Caso você não acrescente farinha de trigo o suficiente, existe a chance de que a massa fique muito mole. Para que isso não aconteça, não tenha medo de acrescentar esse ingrediente até atingir o ponto desejado.
Muitas pessoas acreditam que a massa da coxinha deve ficar leve para ser mais saborosa, mas na verdade, é o contrário. Quanto mais firme a massa estiver, melhor a massa vai segurar o recheio e garantir seu aspecto crocante.
Portanto, se a massa tiver ficado mole, basta acrescentar mais farinha de trigo até sentir que a consistência está no ponto pra ser sovada.
Agora, vamos responder à pergunta principal deste artigo:
Como fazer para a coxinha não estourar?
Escolha ingredientes de qualidade
O primeiro passo para evitar que a coxinha estoure é escolher ingredientes bons. Afinal, a qualidade do que você utiliza na receita tem tudo a ver com a resistência da massa.
Quem vende salgados sabe que as quantidades de ingredientes utilizadas ao longo da semana são muito altas. Por isso, tente fechar parcerias com empresas do setor. Dessa forma, você garante o melhor preço e, ao mesmo tempo, assegura a qualidade.
Aqueça o óleo antes de fritar
Você provavelmente já tentou fritar o salgado antes da hora e percebeu que ele ficou crocante por fora, mas cru por dentro, certo? A temperatura do óleo é um dos fatores que mais fazem com que os salgados fritos estourem.
O ideal é que você aqueça o óleo antes de fritar. Uma ótima dica é colocar um fósforo na frigideira. Se ele acender, então a temperatura está ideal e você pode começar a fritar.
Seja paciente! Cozinhar salgados deliciosos pode demorar. Porém, todo o esforço vale muito a pena.
Não coloque pouco óleo e não exagere na quantidade
A quantidade de óleo que você coloca na frigideira também faz toda a diferença para quem quer aprender como fazer para a coxinha não estourar. O ideal é que o óleo cubra os salgadinhos, fazendo com que eles fritem por inteiro e não fiquem com uma parte para fora.
Essa pontinha fora do óleo geralmente é o que faz com que eles estourem. Isso porque metade do salgado está frita enquanto a outra metade permanece crua. Portanto, preste muita atenção em quanto óleo você vai colocar!
Não frite salgados congelados
Por último, um erro bastante comum é que as pessoas colocam os salgados ainda congelados para fritar. O contato da água com o óleo pode causar uma reação química responsável pelo estouro.
Quando os salgados estiverem congelados, o ideal é que eles fiquem fora do freezer por pelo menos duas horas antes de serem fritos. Essa prática facilita a fritura e evita que você desperdice os ingredientes!
Viu só como é fácil preparar os salgados com segurança e sem desperdícios?
Ah! Não deixe também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!