Por acaso você está procurando saber qual é o recheio do acarajé baiano? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei para você.
Aqui eu vou te contar o que colocar dentro desse quitute e também vou te passar algumas dicas e receitas que você vai adorar conhecer. Acompanhe!
Saiba o que tem no recheio do acarajé baiano
O acarajé é uma iguaria típica da culinária da Bahia e se você ainda não experimentou, saiba que você está perdendo tempo.
O acarajé em si já é uma delícia, quando combinado com os recheios fica ainda mais incrível. Abaixo eu vou te apresentar tudo que você pode colocar dentro do seu acarajé. Confira:
1 – Vatapá
O vatapá é um creme feito com leite de coco, temperos e camarões secos. Essa é uma mistura que vale a pena experimentar pela sua textura e principalmente pelo seu sabor incrível.
2 – Caruru
O caruru é um prato feito com quiabo, camarões secos e diversos temperos e geralmente é muito consumido em festas religiosas, como no dia de São Cosme e Damião. Não deixe de experimentar!
3 – Salada vinagrete
Além desses pratos cheios de sabor e história, você também tem a opção de adicionar a salada vinagrete no seu acarajé, mas a verdade é que esse vinagrete é um pouco diferente do tradicional.
Nele você só vai precisar colocar tomate verde, um pouco de cebola e cheiro verde. Além de temperar com sal e azeite de oliva. Confira o vídeo abaixo e aprenda a fazer.
4 – Camarão
Na minha humilde opinião, o camarão é o ponto alto do acarajé. Seu sabor complementa o acarajé de uma forma incrível e o melhor é que é super fácil de preparar. No vídeo abaixo você vai aprender o passo a passo completo. Acompanhe!
Não esqueça da pimenta!
Outra característica importante dessa iguaria é que ela pode ser apimentada, caso você goste de pimenta. Mas é necessário gostar de verdade, pois geralmente a pimenta da baiana de acarajé é bem forte.
Abaixo eu vou deixar uma receita para você experimentar aí na sua casa
Aprenda a fazer o acarajé!
Até agora só falamos dos recheios utilizados no acarajé, mas você ainda descobriu como preparar o bolinho que chamamos de acarajé.
Esse bolinho é o resultado de uma massa feita com feijão fradinho, cebola e diversos outros temperos que adicionam sabor. Depois da massa pronta, ela é frita em azeite de dendê até ficar com uma casca bem crocante e corada.
A receita completa você aprende no vídeo abaixo. Acompanhe:
Conheça a origem do acarajé baiano
É importante saber que, por mais que o acarajé aqui no Brasil seja conhecido como um prato baiano, ele tem origem na tradição culinária afro-brasileira, vindo dos costumes e influências culturais dos africanos que foram trazidos ao Brasil durante o período da escravidão.
Na religião afro-brasileira candomblé, o acarajé também possui um significado religioso, sendo um alimento consagrado a divindades como Iansã e Exu.
Tradicionalmente, o acarajé é vendido por mulheres pretas conhecidas como as baianas de acarajé e é considerado um patrimônio imaterial do estado da Bahia.
Leia também: Qual a diferença entre acarajé a abará?
Comece a preparar!
Por ser um prato emblemático e que dá um certo trabalho para preparar, eu aconselho que você comece o quanto antes.
Acredito que com essas opções de recheio do acarajé baiano, você vai conseguir preparar um prato delicioso. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final!
Antes de ir, eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada.
Te desejo boa sorte e até a próxima!