Como saber se o ovo está estragado? 3 Truques SORRATEIROS para testar antes de comer

Convenhamos, nada pior do que quebrar um ovo e perceber que ele não está bom. Se isso já aconteceu com você, sabe do que eu estou falando. Mas, como saber se o ovo está estragado?

Para que nunca mais você precisa passar por uma situação dessas, reunimos aqui 3 truques certeiros que não vão te deixar na mão.

Afinal, em alguns casos pode não ser tão aparente, e aqui o que entra em questão é a segurança alimentar, consumir o ovo em condições inadequadas pode ser extremamente prejudicial. Já em outros, o cheiro não esconde o estado e é realmente um transtorno muito grande.

Dessa forma, o forte odor pode ficar impregnado no ambiente por um bom tempo e arruinar receitas, ninguém quer isso, certo? Então vem com a gente esclarecer essa dúvida de uma vez por todas.

Como saber se o ovo está estragado? 3 Truques INFALÍVEIS

Como saber se o ovo está estragado

Antes de tudo, vale lembrar, já que muitas pessoas se esquecem desse detalhe, de sempre conferir as datas de validade impressas nas embalagem ou na etiqueta com o código de barras.

Não necessariamente o ovo vai estar estragado depois desse prazo, mas é muito mais provável. Além disso, o produtor não pode mais ser responsabilizado por qualquer problema relacionado ao consumo do alimento, já que a especificação foi ignorada.

Então, o melhor é evitar, não é?

Outro detalhe para identificar se o ovo que você está comprando é fresco ou não, é o peso das unidades. Um ovo que foi coletado em no máximo uma semana, ainda vai apresentar um frescor totalmente adequado, com peso entre 50 e 80 gramas.

Já um produto com três a quatro semanas, vai ser bem mais leve, pesando de 25 a 30 gramas. Portanto, opte sempre por comprar e consumir esse alimento mais fresco, dessa forma também se evita problemas relacionados ao estado geral.

Dito isso, vamos aprender como saber se o ovo está estragado abaixo. Confira!

1 – Teste da lanterna

A primeira dica é o teste da lanterna, que se popularizou muito nas redes sociais ultimamente. Esse truque é muito fácil, rápido e realmente muito eficaz, especialmente em ambiente mais escuros, onde é possível observar com maior clareza.

Para isso, basta em encostar a luz de uma lanterna, que inclusive pode ser a do seu celular, na casca do ovo:

  • Se a unidade ficar totalmente iluminada, significa que está ótimo para o consumo e está em pleno frescor;
  • Já se você notar a presença de uma pequena mancha, significa que ainda pode ser consumido, apesar de não estar mais tão fresco;
  • Por fim, se o alimento estiver escurecido, significa que está estragado. Isso porque, se a luz da lanterna não consegue atravessar, quer dizer que dentro do ovo houve trocas gasosas e existe a presença do enxofre, responsável pelo mal cheiro.

2 – Teste da água

Um outro teste muito útil, e também popular, é fazer essa análise através da água. É bem simples na realidade! Você só vai precisar de um recipiente com água com tamanho e capacidade suficiente para que o ovo possa ficar submerso.

Depois de colocar o ovo na água observe:

  • Afundou de forma horizontal: está perfeito para ser consumido, pode quebrar sem medo!
  • Afundou, porém, se manteve inclinado no fundo do recipiente: significa que não está tão fresco, mas que ainda pode ser consumido com segurança;
  • Flutuou: nem pense duas vezes, jogue fora! Esse é um ovo velho e provavelmente está estragado ou podre.

3 – Chocalhar o ovo

Por fim, você pode ainda chocalhar o alimento, visto que, quanto mais o ovo está fresco menor é o risco de contaminação e também dele estar estragado apresentando aquele cheiro horrível.

Basicamente, o que você precisa saber é que, a medida em que o ovo vai envelhecendo ele vai perdendo líquido. Dessa forma, tanto a gema quanto a clara começam a encolher, formando cada vez um espaço maior de ar dentro da casca.

Sendo assim, se você balançar o ovo e notar o som de líquido se movendo, é um indicativo que o produto não está fresco. Um ovo adequado não vai emitir qualquer som.

Conclusão

Esperamos que com esses truques você tenha aprendido definitivamente como saber se o ovo está estragado para evitar desagradáveis surpresas.

Experimente aí na sua casa e depois conta pra gente o que achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.