Você já deve ter ouvido essa recomendação, entretanto, já parou para se perguntar o real motivo do porque não pode ferver o café? Vem com a gente descobrir!
Muitas pessoas aprendem certas regras de cozinha, que vão sendo repassadas com o tempo, e sequer se questionam o motivo disso ou daquilo, apenas seguem.
Com certeza a sabedoria popular tem grande valor e embasamento empírico, sem dúvidas, deve ser considerada. Mas se você quer saber o que realmente acontece com a sua bebida quando, depois de pronto, é exposto a fervura, é necessário ir mais a fundo.
Pensando nisso, preparamos esse texto para esclarecer essa e muitas outras questões relacionadas. Continue a leitura!
Você pode se interessar em ler também:
Afinal, porque não pode ferver o café?
A resposta para a pergunta “porque não pode ferver o café?” é bem simples! Basicamente se você submete o pó a esse estado, prejudica uma série de elementos do qual os grãos são compostos.
Com isso, diversas substâncias que atuam para a formação do aroma e do sabor são perdidas. Consequentemente a bebida vai apresentar um gosto desagradável e nada característico de um café preparado adequadamente.
Especialmente se tratando de cafés e torras especiais, toda a delicada composição e notas sutis, vão por água a baixo e você perde toda a particularidade dos grãos. Portanto, é um erro gravíssimo.
Da mesma forma, os especialistas advertem para uma prática comum, menos mau que a mencionada, mas ainda assim, prejudicial na hora de preparar o nosso cafezinho. Se trata de deixar a água no fogo até que ferva.
Esse costume, especialmente presente entre nós brasileiros, faz com quê todo o oxigênio da água seja perdido, o que já vai interferir no sabor, deixando a bebida mais amarga, e ainda “queima” o pó quando entra em contato com ele.
O ideal então é que você observe a água e assim que começar a se formar as pequenas bolinhas nas laterais, retire o recipiente do fogo. Assim, você não deixa a água passar dos 90ºC, que é o limite para garantir um resultado perfeito.
Bom, agora que já esclarecemos o porque não pode ferver o café, vamos conferir outro costume muito corriqueiro e que você também deve abandonar.
Posso tomar café requentado? Tem algum problema?
Não se deve requentar o café ou consumi-lo “amanhecido”. Além de ter o sabor e o aroma comprometido, já que acontece uma degradação das substâncias essenciais, dando a bebida um gosto ruim e bem distante da bebida fresca, pode ainda prejudicar muito a nossa saúde.
Isso porque, poucos minutos após o seu preparo, o café inicia o seu processo de oxidação, especialmente se ele estiver adoçado, sendo o açúcar uma substância que contribui para acelerar essa transformação.
Por causa disso, o consumo da bebida pode causar mal estar e desconforto, como por exemplo, azia, dor de cabeça, tonturas, enjoos, dentre outros problemas. Além disso, a longo prazo, esse hábito pode causar prejuízos graves para o sistema digestivo.
Tenha em mente que em cerca de 20 minutos após estar pronto, o café começa a oxidar, sendo assim, o ideal é preparar uma quantidade adequada para ser consumida dentro desse tempo.
Se você optar por guardar o café em uma garrafa térmica, assim que for preparado, a estimativa de tempo limite é de cerca de 1 hora. Portanto, não pense que só porque a bebida se manteve quente após horas na garrafa que ela está adequada para o consumo, porque na realidade, não está!
Em resumo, todas essas práticas que mencionamos, além de tirar todas as características de um bom café, pode comprometer o nosso bem estar e também a nossa saúde.
Enquanto o consumo da bebida fresca, pelo contrário, agrega vantagens para o nosso organismo, como energia, melhoria na capacidade de aprendizado e no foco, acelera o metabolismo, pode prevenir diabetes e problemas cardiovasculares, etc.
Conclusão
Esperamos que a sua dúvida sobre o porque não pode ferver o café, tenha sido devidamente esclarecida. Bem como, contamos que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis para você.
Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e também sobre a sua experiência com esse tipo de situação.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima.