Hoje vou te ensinar da forma mais prática como fazer recheio de maracujá para ovo de Páscoa. Você deve imaginar ser uma receita complicada, mas verá que é muito simples e rápida de fazer.
Aproveitei para deixar também algumas informações super importantes que vão te ajudar a agregar mais valor aos seus ovos de Páscoa. Confira só!
Cuidados na hora de preparar o recheio do ovo de Páscoa
Como sabemos, o chocolate é um dos ingredientes mais difíceis de trabalhar dentro da confeitaria. Qualquer deslize pode fazer com que perca o ponto ideal ou fique forte demais.
O mesmo acontece quando vamos adicionar outros ingredientes ao chocolate, como é o caso do recheio. É importante ressaltar que quanto mais espesso for o recheio, melhor para não entrar em conflito com o chocolate.
Além disso, é preciso aguardar que o recheio esfrie completamente para aplicar sobre o chocolate, senão é problema na certa!
Outra coisa, nada de exagero! É preciso equilibrar a quantidade de recheio com a espessura da casca do ovo de Páscoa. Aliás, é interessante que você faça testes de aplicação do recheio, corte a casca e vá analisando qual é a quantidade ideal.
Se tiver muito recheio, além de atrapalhar na hora da pesagem, deixará seu ovo muito enjoativo. Se for fazer ovo de Páscoa para vender, o excesso não é nada legal.
Receita de recheio de maracujá para ovo de Páscoa
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de chá de manteiga sem sal
- ½ xícara de suco concentrado de maracujá
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o suco de maracujá concentrado.
- Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 ou 15 minutos.
- O ponto ideal é de um brigadeiro, ou seja, quando começar a desgrudar do fundo da panela.
- Em seguida, desligue o fogo.
- Passe o recheio para um prato, cubra com plástico filme e deixe esfriar naturalmente.
Essa medida de recheio rende para duas metades de ovo de aproximadamente 350g. É uma receita que serve para todos os tipos de preparo, recheio de ovo, de bombom e até mesmo para rechear ovo de colher.
Contudo, se for utilizar para ovo de colher, é interessante deixar o ponto um pouquinho mais mole.
DICA EXTRA: nunca leve o recheio para esfriar na geladeira, senão vai endurecer demais. 😉
Como aplicar corretamente o recheio na casca
Após esfriar completamente, você vai perceber que o recheio está bem firme. Nesse momento, é preciso ter muito cuidado na hora de aplicar sobre o chocolate, para não correr o risco de trincar. Por isso, não aplique com muita força!
Além disso, o ideal é que você deixe a casca na geladeira até o momento de rechear. Quanto mais firme ela tiver, mais fácil para rechear.
Com a ajuda de uma colher ou espátula, vá aplicando pequenas quantidades do recheio na casca. Em seguida, alise cuidadosamente até que fique bem assentado à casca. É importante que você coloque sempre a mesma quantidade para que não fique um lado mais recheado do que o outro.
Quando estiver tudo certinho e bem nivelado, aplique mais um pouco de chocolate derretido por cima só até cobrir. Cuidado para não desperdiçar chocolate nessa etapa. Retire o excesso e o que sobrar deixe para aplicar em outra parte do ovo. 😉
Dicas especiais para incrementar no recheio
Olha, eu já vi muitas pessoas colocarem as sementinhas do maracujá. Além de enfeitar o recheio, deixa com um aspecto crocante. Mas existem pessoas que não gostam. Então, vale a pena pesquisar antes de colocar.
Caso queira fazer assim, basta adicionar 2 colheres de polpa de maracujá na panela do recheio, antes de levar ao fogo. Dessa forma, vai incorporar direitinho e a semente fica um pouco mais mole.
Outra ideia que vale a pena testar é adicionar gotas de chocolate ao recheio pronto. Claro, pode endurecer um pouco na hora de ir para a geladeira, mas existem clientes que gostam. Fica a dica para diferenciar o seu recheio.
E aí, gostou das dicas e ideias que você encontrou aqui? Então, agora já pode começar a produzir seus próprios ovos de Páscoa.