Quebrar o macarrão para cozinhar: Você faz isso? Veja porque é quase um “crime” na Itália

Você tem o costume de quebrar o macarrão para cozinhar? Na realidade esse é um hábito comum aqui no Brasil. Entretanto na Itália, onde esses pratos são parte da tradição da gastronomia do país, fazer isso é considerado gravíssimo.

As receitas feitas com macarrão se popularizaram muito no nosso país através dos imigrantes. Mas como tudo, foi adaptado aos costumes locais e, com isso, muitas pessoas, incluindo os descendentes de italianos, ainda erram ao preparar esse prato.

Então, para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, preparamos esse texto! Dessa forma, se você quer entender essas especificações e muito mais, vem com a gente e continue a leitura.

Ah, você ainda vai aprender uma receita tradicional italiana, o Macarrão à Carbonara, que utiliza uma dessas massas longas que geralmente são quebradas.

Vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

Porque não devo quebrar o macarrão para cozinhar?

Quebrar o macarrão para cozinhar

Quebrar o macarrão para cozinhar é considerado praticamente um “crime” pelos italianos. Isso porque, sendo esse alimento parte de uma tradição culinária muito antiga, os aspectos do preparo são levados muito a sério.

Então, já sabe, se algum dia for visitar esse país e pensar em preparar um macarrão, em hipótese alguma quebre a massa.

Além desse ponto cultural, existem dois tipos de massa, basicamente, as longas e as curtas.

No grupo das pastas longas estão os populares spaghetti, linguini, talharim, pappardelle, por exemplo, que são produtos feitos especificamente para que seja possível comer o alimentos enrolado no garfo.

Dessa forma, se você quebrar o macarrão para cozinhar não será possível fazer isso e, consequentemente vai perder sua função característica. Logo, você pode escolher as curtas se para não precisar fazer isso.

Inclusive, esse é um dos motivos principais para que exista tanta variedade no tamanho desse item culinário. Ou seja, você vai escolher o tipo de acordo com o seu gosto e com a receita que vai preparar.

Assim, se você quer comer um espaguete, não faz sentido quebrar a massa, já que você tem a possibilidade de outros tamanhos e formatos que atendem melhor a sua necessidade.

Agora que você já sabe o porque não se deve quebrar o macarrão para cozinhar, confira como cozinhar massas longas sem dificuldade e nunca mais ter que ofender a cultura de um italiano.

Dicas para cozinhar corretamente uma massa longa?

  • Dê preferência a panelas mais altas: assim você vai conseguir equilibrar melhor a massa na borda da panela;
  • Coloque o macarrão de uma vez: para isso você vai precisar posicionar toda a quantidade de macarrão sobre a panela e soltá-los de uma vez. Como num jogo de pega-varetas. Depois de pouco tempo, empurre a massa que ficou para fora da água, fazendo com que fique submersa também. Dessa forma ela não se quebra e o cozimento será perfeito;
  • Atenção o sal: o momento certo para você por o sal na água é quando ela começa a apresentar as bolhinhas indicando que o ponto de ebulição está próximo;
  • A quantidade certa de água: a proporção adequada de água é 1 litro para cada 100g de macarrão.
  • Ponto al dente: esse é o ponto correto. Principalmente no caso de massas longas, já que o macarrão deve estar numa consistência que permita que se enrole no garfo. Para acertar é simples, reduza dois minutos do tempo indicado na embalagem e finalize o preparo na panela.

Se você quer seguir a regra dos italianos sobre proporções: para 1 litro de água são 100 g de macarrão e 10 g de sal.

Confira agora uma receita incrível para você preparar sem precisar quebrar a pasta.

Receita Macarrão à Carbonara

Essa é uma receita muito tradicional na Itália, nesse vídeo sensacional a chef vai te ensinar a preparar esse prato delicioso adaptado aos ingredientes que encontramos de forma mais comum no Brasil.

É bem simples, mas eu te garanto, se você nunca experimentou esse prato, se prepare! Você vai se apaixonar. Veja abaixo o que você vai precisar.

Ingredientes:

  • 500g de Spaghetti;
  • Bacon defumado;
  • 3 Ovos de galinha;
  • 1 gema;
  • 200g queijo minas curado;
  • Pimenta do reino à gosto.

Conclusão

Espero que todas as informações do texto tenham sido úteis e que você tenha entendido porque não faz sentido quebrar macarrão para cozinhar.

Experimente também a receita aí na sua casa e veja a diferença de preparar a massa inteira para receitas tradicionais. Depois conta para a gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.