O feijão está sempre muito presente na alimentação diária dos brasileiros, não é? Não importa a região, é muito consumido. Dentre a grande variedade dessas leguminosas, está o feijão verde, que é bastante comum no nordeste. Nesse artigo você vai aprender de forma bem simples como cozinhar feijão verde, para não ter erro.
Essa é uma dúvida comum, justamente porque esse tipo de feijão não é tão comum em todos os lugares, como é o caso do carioquinha, do feijão preto, fradinho, branco etc. Isso acontece por se tratar de uma variedade comercializada bem fresca.
É bem corriqueiro nas feiras do nordeste você encontrar vendedores debulhando as vagens ou mesmo a compra do feijão ainda na vagem para debulhar em casa.
Bom, não vamos perder mais tempo, se você quer saber como cozinhar feijão verde, esclarecer outras dúvidas relacionadas e ainda aprender uma receita deliciosa com esse ingrediente. Continue a leitura.
Você pode se interessar em ler também:
Como cozinhar feijão verde? Aprenda a receita prática
Antes de tudo, para cozinhar feijão verde é necessário ter em mente que, por ser um grão muito fresco, como mencionamos acima, o seu tempo de cozimento é muito menor do que os secos que encontramos nos supermercados.
Dessa forma, cozinhar na panela de pressão pode ser arriscado, já que pode facilmente passar do ponto e se desmanchar.
A primeira dica então é optar por cozinhá-lo em uma panela normal sem tampá-la completamente, porque se você fizer isso, quando ferver essa água vai subir e derramar.
Também é ideal porque você pode ir controlando o cozimento. Assim que ele estiver macio, já está pronto para ser preparado.
Outro ponto que é legal a gente falar é que, no momento da fervura, começam a surgir espumas na superfície da água, você pode ir retirando esses resíduos com uma colher ou escumadeira.
Esse alimento tão rico de nutrientes, versátil e prático pode ser preparado de várias maneiras. Por exemplo: cozinhar só na água (com sal ou não), para depois utilizá-lo em alguma receita, cozinhar o feijão junto com a receita, refogar os grãos com alguns temperinhos, etc.
Agora que você já sabe um pouco como cozinhar feijão verde, confira logo abaixo um vídeo bem explicativo com uma receita muito prática. Nele você vai ver um passo a passo simples, para nunca mais errar nas suas receitas com esse tipo de feijão.
Como conservar esse tipo de feijão?
Se você não for consumir o feijão no dia em que comprar é importante se atentar a conservação desse alimento, porque estraga com muita facilidade.
Então você pode:
- Escolher ou catar bem os feijões, para tirar os que não estão legais, tirando os furados, os moles e as lagartinhas, que são bem comuns. Depois, lave muito bem os grãos, escorra e coloque o feijão cru em saquinhos para congelar no freezer;
- Você pode fazer o mesmo processo de limpeza e optar pelo branqueamento dos grãos, que nada mais é do que ferver o feijão por alguns minutos, ou cozinhar tudo de uma vez para congelar o feijão verde já pronto para ser utilizado nas suas receitas.
Receita com feijão verde
Além da dúvida sobre o cozimento, muitas pessoas não sabem como preparar esse feijão para que ele fique muito saboroso. Então, selecionamos uma receita simplesmente incrível, para você desfrutar de uma refeição típica nordestina aí na sua casa.
Confira o que você vai precisar:
Ingredientes:
- 1 kg de feijão verde;
- 150g de calabresa (cordada em cubinhos);
- 4 dentes de alho;
- 1 colher (sobremesa) de sal;
- 1 xícara (chá) de coentro;
- 1 tomate grande (cortado em cubinhos);
- 1 cebola media;
- ½ pimentão verde;
- ½ pimentão vermelho;
- 1L de água;
- 2 sachês de tempero;
- 2 colheres (sopa) de manteiga.
**Orégano, tempero baiano e pimenta calabresa a gosto
Agora confira abaixo o passo a passo simples dessa receita sensacional e cheia de sabor. Tenho certeza que esse prato vai ganhar o coração de todos que experimentarem, é uma verdadeira delícia!
Experimente esse tipo de feijão!
Com todas essas dicas ficou mais fácil saber como cozinhar feijão verde, não é? Então, não perca tempo, se achar esse ingrediente aí na sua cidade, compre para preparar aí na sua casa.
Além de ser muito nutritivo e de baixo valor calórico, é muito versátil e você pode usar a sua criatividade na preparação de várias receitas.
Espero que as dicas tenham sido úteis para você e que você tenha se inspirado a fazer essa receita. Se sim, conta para a gente nos comentários. Vamos ficar felizes em saber a sua opinião.
Obrigado por nos acompanhar e até a próxima!