Quem pretende agilizar a ceia de Natal precisa aprender como assar um chester já temperado, pois é só colocar na assadeira e levar para o forno.
Claro, ainda existem alguns truques para dar mais sabor, deixar a carne mais suculenta e assar com perfeição. As pessoas deixam de comprar o chester achando que é algo de outro mundo e difícil de preparar, mas provarei que não é.
E para isso, montei um guia com as melhores dicas para ajudar a sua ceia ser um verdadeiro sucesso. Vamos lá?
Como assar um chester já temperado para deixar mais suculento?
Para quem está com pressa e não tem tempo de dar um “talento” a mais na temperagem, é possível assar com facilidade.
Primeiramente, a ave deve estar completamente descongelada e essa é uma das principais etapas para que a carne asse por inteira. Dessa forma, deixe pelo menos 48 horas na parte mais baixa da geladeira.
Nessa etapa você tem duas opções: ajeitar na travessa e levar ao forno ou caprichar de forma simples em temperos básicos para valorizar o sabor e maciez da carne. E quando falo em temperos extras, me refiro a:
- Folha de manjericão
- Azeite
- 2 cebolas cozidas em água quente
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Você vai ver que essa combinação dará mais paladar à carne, pois como sabemos, o chester é uma ave com bastante carne localizada no peito, e somente o tempero industrializado pode não ser suficiente. Veja como fazer!
- Retire todos os miúdos da ave.
- Em uma panela com água quente, coloque as cebolas inteiras, lavadas e limpas.
- Posicione as asas do chester para trás, para não atrapalhar na hora de cortar.
- As folhas de manjericão serão espalhadas por toda a ave, ou seja, coloque dentro da cavidade e entre as asas e coxas.
- Salpique um pouco de sal por toda a ave, pouca coisa mesmo.
- Acrescente pimenta-do-reino sobre a ave.
- Espalhe uma boa quantidade de azeite para lubrificar, dourar a pele e trazer suculência.
- Agora, coloque as cebolas inteiras dentro da ave, junto com o manjericão.
- Esse processo faz com que a cocção comece de dentro para fora, ativando também o sabor e aroma do manjericão.
- Por fim, amarre as coxas com um barbante para prender as cebolas dentro.
Assando perfeitamente: quanto tempo leva para assar um chester?
Costumo dizer que o tempo depende da potência do forno, mas irei sugerir um tempo seguro como base, além de mostrar uma técnica para deixar a carne mais macia e dourada.
Sendo assim, leve a travessa com o chester sem papel-alumínio em forno preaquecido em temperatura alta. Deixe por cerca de 40 minutos a 250°, pois é onde a carne vai dar aquela primeira “estufada”.
Em seguida, retire a bandeja, cubra com papel-alumínio, reduza a temperatura para 180° e deixe pelo tempo indicado na embalagem de acordo com o peso da ave.
Quando faltar 1 hora para terminar o cozimento, retire o papel-alumínio, aumente a temperatura do forno para 200° e vá regando com o líquido da travessa a cada 20 minutos. O chester está pronto quando a pele estiver dourada.
Ficou com dúvidas? Veja mais detalhes diretamente no vídeo do preparo!
DICA EXTRA: para essa receita ficar ainda mais irresistível, umedeça a carne com um pouco de vinho branco, não precisa ser o melhor vinho, apenas para formar mais líquido, que pode ser aproveitado depois do cozimento para fazer um molho.
Sugestão de molho com o resquício da assadeira
Muita gente joga fora a sobra da forma depois de assar o chester. Mas você sabia que dali pode sair um molho incrivelmente saboroso para acompanhar o chester? Melhor ainda, fica incrível com farofas para ceia de Natal.
Com todo cuidado, adicione um pouco de manteiga aquecida à travessa e vá mexendo para soltar o “grude” de carne e temperos da travessa. Como o líquido já pegou todo o sal do cozimento, não é necessário adicionar mais.
Agora, caso perceba que ficou ralo, é possível apelar para o bom e velho amido de milho dissolvido em água, pois ajuda a espessar o molho. Sirva como acompanhamento ou junte à farofa feita com os miúdos, por exemplo!
Como saber se o chester está pronto?
Ah, essa é uma dúvida comum, principalmente porque o chester é grande, o que facilita o interior ficar malcozido. Sendo assim, é possível se certificar de duas maneiras:
- Conferindo a válvula de cozimento.
- Espetando determinadas partes do chester para verificar.
Obviamente, com a válvula não tem segredo, ou seja, assim que o interior estiver totalmente cozido, a válvula dispara.
Agora, se o produto não tiver esse “pino”, o jeito é espetar com um garfo partes grossas da ave, como a coxa. Fique atento à cor do líquido que sairá.
Primeiramente, que a carne assada não soltará essa “água”, mas caso o líquido tenha uma cor avermelhada ou rosada, a ave precisa de mais tempo no forno. Intercale 20 em 20 minutos no forno e vá testando a cada intervalo!
O que acompanha chester assado: 8 ideias de acompanhamentos
O chester assado poderia facilmente dispensar qualquer acompanhamento, não é mesmo? Porém, a carne suculenta e saborosa é um convite para combinar outros sabores que enriquecem a ceia de réveillon, veja algumas ideias.
- Batatas rústicas assadas com páprica defumada.
- Farofa úmida de miúdos com bacon e calabresa.
- Salpicão de frango com uva-passa e tomate.
- Maionese completa com azeitona.
- Salada de batata com cenoura e brócolis gratinado.
- Salada de feijão com lascas de bacalhau.
- Quiche de alho-poró com queijo gratinado.
- Berinjela à marguerita.
Aproveite para experimentar cada uma das dicas que mostrei para você, lembrando que você tem toda a liberdade para substituir ou incluir novos ingredientes.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!