Hoje vou te mostrar como tirar o cheiro da carne de carneiro. Sem dúvidas, esse é um tipo de carne com sabor e aromas marcantes.
Entretanto, é necessário ter muita atenção na hora de preparar. Separei algumas dicas super importantes que vão te ajudar muito nessa etapa. Vamos conferir?
Conheça as especificações da carne
Os cuidados começam na criação e vão até a escolha da carne, modo de preparo e temperos.
Para muitas pessoas, a carne de carneiro é muito mais saudável, justamente por conter a metade das calorias do que uma carne bovina, por exemplo. É muito mais macia e possui um sabor surpreendente.
A qualidade da carne é totalmente influenciada pela idade do animal. Aliás, você sabe a diferença de carne de carneiro e carne de cordeiro? Na realidade, falamos do mesmo animal.
A única diferença é, justamente, a idade. A carne de cordeiro vem de um animal mais jovem, enquanto a de carneiro, mais adulto. O cordeiro vai para o abate com até 6 meses de vida. Há ainda a carne de cordeiro Prime, que é abatido com apenas 90 dias.
O que deixa a carne de carneiro com cheiro forte?
Uma das características mais presentes na carne de carneiro é o cheiro acentuado que obviamente reflete muito no sabor. Isso acontece por conta da cadeia linfática. Com a idade mais avançada, os animais começam a produzir pequenas glândulas.
A glândula crural (Crural infudibulum ou Canalis femoralis), produz uma substância gordurosa que chamamos de lanolina. É pequenina, pouco maior do que um caroço de azeitona. Situada dentro do membro posterior, perto do fêmur, causa muita discussão entre os consumidores da carne ovina.
Atualmente todos os vendedores desse tipo de carne devem remover as glândulas, sem danificá-la, porque senão teremos uma carne praticamente inutilizada. Sem a glândula, a carne terá um sabor comum, sem cheiro desagradável.
Leia também: Como tirar o cheiro da dobradinha
Como tirar o cheiro forte da carne – passo a passo
1. Preparo da carne
Quando comprar no açougue já peça para o açougueiro remover a glândula. Quando chegar em casa, lave a peça em água corrente e faça pequenos furos com a faca na carne.
Em seguida, esprema bastante limão sobre a carne e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Vai ajudar muito a eliminar qualquer cheiro.
2. Marinada de vinho
Outra maneira muito utilizada pelos cozinheiros é deixar o carneiro mergulhado em um marinado de vinho branco com vinagre. Basta 1 xícara (chá) de cada ingrediente e água suficiente para cobrir a peça.
Deixe descansando por cerca de 6 horas. Em alguns casos, pode deixar por até 2 dias que a carne manterá conservada para o consumo.
DICA EXTRA: nesse marinado, você pode aproveitar e incrementar especiarias de sua preferência. Assim, já vai saborizar a carne. 😉
3. Marinado com iogurte
Essa é uma técnica antiga que funciona muito bem. Deixe o carneiro marinado no iogurte de um dia para o outro. A acidez do iogurte vai agir na carne, deixando-a mais macia e suavizando o sabor.
Caso queira, pode substituir por leite que fará o mesmo trabalho.
4. Marinado de legumes
Uma alternativa super simples de fazer, mas que apresenta bons resultados. Em uma tigela, adicione toda a carne de carneiro. Em seguida, coloque alguns pedaços de cenoura, 2 cebolas médias picadas e bastante aipo.
Misture tudo muito bem e adicione 1 litro de vinho branco. Pode também misturar 500ml de água + 500ml de vinho branco ou substituir por vinagre.
5. Utilize o melhor tempero
De fato, a carne de carneiro pede muito tempero. Quanto mais variedades você conseguir, melhor vai ficar a receita. Aliás, essa carne é muito utilizada na culinária indiana, oriental e mediterrânea. Então, você já pode ter uma boa noção do que estou falando.
Eu indico utilizar 2 colheres (sopa) de curry, 1 pitada de alecrim, 8 dentes de alho amassados, suco de 2 limões grandes, azeite para regar e sal a gosto. O ideal é deixar a peça marinando por mais ou menos 3 horas.
Entretanto, essa medida de ingredientes é suficiente para até 2kg de carne de carneiro. Se você for fazer aí na sua casa, tome muito cuidado com o curry, pois é um tempero bem forte. Se você não é muito acostumado com ele, sugiro trocar por açafrão e colorau que são mais suaves.
Agora sim você já está totalmente preparado para fazer uma carne de carneiro especial, não é mesmo? Então, está esperando o que para correr pra cozinha e testar as ideias? Tenho certeza de que todo mundo vai amar. ♥
Aproveite para compartilhar as dicas em suas redes sociais. Servirá de ajuda e inspiração para muita gente. Até a próxima!