Hoje você aprenderá como temperar macarrão. A massa por si só já é bem saborosa, mas existem diversos tipos de molhos e preparos que deixam o prato ainda mais especial.
Quer diversificar na cozinha, mas ainda manter a praticidade? Então, confira só 6 ideias de temperos para experimentar na sua próxima receita de macarrão!
6 tipos de temperos para macarrão
1. Macarrão à carbonara
O mais famoso macarrão que todo mundo fica com água na boca. O nome pode assustar, mas ao contrário do que todo mundo pensa, a receita é super fácil de fazer.
Você precisará escolher um bacon de qualidade, ou seja, bem carnudo para não deixar o macarrão muito oleoso. Para temperar a massa, que deverá já estar cozida, você utilizará ovos batidos e muito queijo.
Ficou na dúvida? Então, veja só o passo a passo abaixo. Pode fazer em casa que não irá se arrepender!
DICA EXTRA: como essa receita deve ser super cremosa, vale a pena reservar um pouco da água do cozimento, já que contém uma boa quantidade de amido que soltou da massa. 😉
2. Macarrão barbecue
Pretende fazer um bife de carne vermelha? Então, que tal aproveitar para temperar o seu macarrão? Essa é uma dica super prática e fácil de fazer. Para falar a verdade, é a minha receita favorita. O sabor que a carne deixa no macarrão é irresistível.
Sempre utilizo aqui em casa bifes de alcatra ou acém bem temperados. Depois de dourar os bifes na frigideira, retiro e deixo descansando em uma travessa. Em seguida, coloco um pouquinho de manteiga na mesma frigideira e começo a selar o macarrão cozido.
Vale a pena colocar ½ xícara (chá) de água para fazer um caldinho. Em seguida, acrescente 1 colher (sopa) de molho barbecue, mexa muito bem e deixe refogando. Por fim, sirva no prato, salpique cheiro verde picado e muito queijo ralado. 😉
DICA EXTRA: combina super bem com cogumelos. Doure os cogumelos na manteiga antes de acrescentar o macarrão. Fica simplesmente divino!
3. Macarrão com salsicha ou calabresa
Uma das receitas mais tradicionais aqui no Brasil. Basta dourar calabresa ou salsicha na manteiga e acrescentar um pouco de molho de tomate pronto. Pode também adicionar especiarias de sua preferência.
A combinação é surpreendente e traz um sabor que todo mundo vai querer repetir. É uma receita que nunca sobra nada na panela.
4. Macarrão temperado com maionese
Não tem molho vermelho em casa, nem sabe fazer molho branco? Não tem problema nenhum, fica aqui uma dica super econômica.
Quando seu macarrão terminar de cozinhar, desligue o fogo, escorra e reserve. Em uma panela, doure o bacon. Em seguida, adicione brócolis cozidos e picados. Refogue até que murchem um pouco e peguem o sabor do bacon.
O próximo passo é adicionar o macarrão cozido. Em seguida, acrescente cerca de 3 colheres de maionese + ½ xícara (chá) de água. Mexa bem até encorpar o creme. Para finalizar, salpique queijo ralado e cheiro verde.
DICA EXTRA: essa receita fica muito boa também substituindo o bacon por cogumelos ou frango. 😉
5. Macarrão com estrogonofe de frango
Essa receita surgiu como um verdadeiro imprevisto aqui em casa. Eu tinha feito um estrogonofe e sobrou bastante. No dia seguinte, resolvi fazer macarrão, mas o que fazer com as sobras do estrogonofe?
Finalizei a massa, escorri e coloquei um fio de azeite no macarrão. Em seguida, esquentei o estrogonofe, montei os pratos e coloque o molho sobre a massa. Todo mundo amou e combinou super bem. Fica a dica! 😉
6. Molho rosé
Essa é uma das receitas mais fáceis de molho para macarrão. Aqui em casa eu prefiro temperar o molho pronto de sachê, mas se não quiser nem precisa. Em uma panela, douro a cebola e o alho.
Em seguida, acrescento o molho pronto e adiciono um pouco de especiarias como chimichurri, ervas finas ou orégano. O próximo passo é adicionar ½ caixinha de creme de leite para cada sachê de molho.
Está pronto o seu molho rosé. Combina com todo tipo de massa. Para finalizar, salpique queijo ralado e cheiro verde.
DICA EXTRA: para deixar o molho ainda mais cremoso, adicione queijo muçarela ralado quando for refogar o molho com o creme de leite. Mas você precisará ser muito rápido. Quando acabar de fazer o molho, já monte o prato.
Por causa dos queijos, ao esfriar o macarrão ficará borrachudo. Então, aproveite para provar bem quentinho! 😉
Espero muito que tenha gostado dessas ideias de temperos para macarrão. Agora não terá mais desculpas para fazer uma receita dessas, não é mesmo? Compartilhe as dicas e até a próxima!