Você sabe por que a massa de coxinha fica crua por dentro? Eu vou te falar, viu? Essa é uma situação que deixa qualquer pessoa frustrada! Nada pior do que dar uma mordida cheia de vontade no salgado e sentir tudo gelado e cru por dentro.
Se você faz coxinha para vender ou só para dentro de casa mesmo, é fundamental entender porque essa situação acontece.
Com atitudes simples e práticas já é possível evitar esse problema e ter sempre o seu salgado bem frito, crocante e saboroso por dentro e por fora.
Fica comigo até o final desse texto que eu vou te explicar tudo direitinho.
Vem!
Afinal, por que a massa de coxinha fica crua por dentro?
Existem pelo menos 3 coisas que podem fazer com que a massa da coxinha fique crua por dentro e no geral elas têm a ver com o óleo e a temperatura utilizada na hora da fritura.
Muita gente acha que essa é a parte mais tranquila do preparo, mas é aqui que a gente precisa redobrar a nossa atenção para que o alimento fique crocante, saboroso e perfeito.
Vou te mostrar agora o que faz a massa de coxinha ficar crua por dentro:
1. Temperatura errada do óleo
Se o óleo estiver frio ou muito quente, o risco da sua coxinha ficar crua por dentro é muito alto. No geral, esse é o principal causador desse problema.
Quando o óleo está frio, a gente acaba deixando a coxinha por mais tempo. Isso faz com que o salgado encharque e a parte externa pode acabar fritando bem mais rápido que a interna.
O mesmo acontece se ele estiver quente demais. Ele vai fritar a parte externa tão rapidamente que você vai precisar correr para não deixar queimar. O que acontece é que a parte de dentro ainda estará gelada.
A temperatura ideal do óleo fica entre 180°C a 200°C dependendo se vai utilizar panela ou fritadeira.
Existem alguns truques que permitem que você verifique se o óleo está pronto para a fritura. Um deles é colocar a colher de pau no meio da panela/fritadeira. Se começar a surgir bolinhas em volta, está pronto para uso.
2. Óleo muito velho
Principalmente para quem tem uma grande demanda de produção diária, esse pode ser o maior vilão das suas coxinhas. O óleo velho demais vai prejudicar a fritura e provavelmente deixar o salgado escuro por fora rapidamente, sem nem estar frito corretamente por dentro.
Isso sem falar no gosto ruim que fica, não é? É preciso tomar muito cuidado com isso e fazer a limpeza do óleo sempre que for necessária.
3. Muitas coxinhas de vez
Outra coisa que pode prejudicar a fritura da sua coxinha é colocar muitas ao mesmo tempo na panela ou fritadeira. Elas vão demorar mais tempo para ficarem boas, a fritura não será uniforme e vai correr o risco da parte interna ficar crua.
O melhor a se fazer é fritar de pouquinho em pouquinho. Se forem coxinhas grandes, coloque no máximo 4, se forem das pequenas, talvez umas 10 ou 15.
É melhor “perder” um pouco de tempo fazendo isso, do que vender algo que não está bom para o seu cliente.
2 dicas que vão te ajudar a ter uma coxinha frita e saborosa
Além de tomar cuidado com todos os pontos que eu trouxe, existem outras duas dicas que vão te ajudar a ter a melhor coxinha possível e bem fritinha:
Use óleo de boa qualidade
Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com coxinha, é preciso investir em qualidade. O óleo tradicional de soja não é a melhor opção, por mais que seja o mais barato. Ele é mais ralo e ainda pode deixar um gosto diferente no salgado.
O óleo mais recomendado para quem trabalha com isso é o óleo de flor de algodão. Ele é específico para fritura de salgados. Sua consistência é mais densa e ele tem uma cor meio amarelada.
Pode não parecer, mas essa simples troca vai fazer uma grande diferença. Seu salgado ficará bem frito, crocante e gostoso.
Precisa de muito óleo
Outra dica simples, mas importante é a de usar a quantidade certa de óleo. A coxinha precisa ficar totalmente submersa no óleo na hora da fritura.
Leia também: Por que a coxinha racha quando congela?
Comece a ter coxinhas incríveis por aí
Agora você já sabe por que a massa de coxinha fica crua por dentro e, mais importante, sabe como evitar isso.
Espero que aproveite essas dicas, viu?
Muito obrigada pela sua companhia hoje.
Um grande abraço e até a próxima!